Pular para o conteúdo

Top 5 Filmes de Basquete de Todos os Tempos

16/08/2010

Com o início da temporada da NBA a mais de 2 meses de distância, com as principais trocas e re-formulações de elenco já feitas e com o Mundial de Basquete da Turquia começando daqui a 2 semanas esse é um período difícil para nós apaixonados pela bolinha laranja. As novidades sobre o novo jogo de video-game NBA 2k11 (o qual contará com o melhor de todos os tempos, Michael Jordan) só tornam a espera por basquete na telinha ainda mais dolorosa.

Foi a partir do sofrimento que nós do NBA 1on1 estávamos antecipando para esse período de “seca” de basquete que nós decidimos fazer um ranking com os 5 melhores filmes de basquete de todos os tempos! Então prepare a pipoca e o sofá e curta o melhor basquete do mundo, ou melhor, os melhores filmes sobre ele!

Correndo por fora – Just Wright

Just Wright conta com um elenco que qualquer time da NBA gostaria de ter. Kobe Bryant, Dwyane Wade, Kevin Durant, LeBron James, Dwight Howard, entre outras estrelas da liga, participam do longa. Stan Van Gundy e Mike Fratello representam muito bem os treinadores no filme que conta até com participação do cantor fã dos Lakers, John Legend. Como ainda não foi lançado no Brasil, Just Wright perde no buzzer a vaga entre os 5 primeiros.

5ª Posição – Homens Brancos não Sabem Enterrar

Contando com Wesley Snipes e Woody Harrelson, este longa é um clássico da bolinha laranja! Com uma trama envolvente retratando jogos dos famosos playgrounds norte-americanos, esse filme trás para os fãs do basquete belíssimas jogadas e umas boas risadas. Apesar de não ser baseado em uma história real, trás ao público uma visão interessante do basquete de rua nos EUA.

4ª Posição – Hoosiers: Mais do que ídolos

Um preferido do público norte-americano pelo seu aspecto inspirador, Hoosiers é baseado na história de um time de uma pequena escola de segundo-grau localizada em uma cidade rural muito pequena no estado de Indiana. Gene Hackman é o ator principal do filme, o treinador da escola, e a superação dele em sua própria vida é tão interessante quanto à de sua equipe. A personificação de uma épica batalha entre Davi e Golias, Hoosiers é um filme que todo fã de basquete deve assistir. Ainda melhor, pelo seu caráter dramático e real, o filme é um prato cheio para toda a família!

3ª Posição – Space Jam

Para aqueles que, como eu, tiveram a honra de crescer assistindo ao Maior de Todos os Tempos dominar o mundo do basquete, Space Jam com certeza é o filme do século! Estrelado por Michael Jordan, o filme mescla de forma fenomenal aspectos reais da vida e da carreira do astro do basquete com uma bela dose de ficção e diversão com o astro dos desenhos animados, Pernalonga, acompanhado é claro por sua turma. Contando ainda com a participação de astros como Charles Barkley e Patrick Ewing, Space Jam é um prato cheio tanto para fãs do basquete quanto para quem gosta de uma boa aventura de Pernalonga.

2ª Posição – Estrada para a Glória

Baseado em fatos reais, Estrada para a Glória conta a fantástica história do primeiro time tendo 5 negros como seus titulares na história do basquete universitário americano. Repleto do drama que sempre envolveu assuntos raciais nos anos 50 e 60 nos EUA, o longa retrata como o jogo de basquete foi o protagonista em mudar a forma de pensar de muitas pessoas quanto às questões raciais. Essa fantástica produção conta ainda com muita ação dentro de quadra para encher os olhos dos apaixonados pelo basquete. Para os que gostaram de Duelo de Titãs, com Denzel Washington, Estrada para a Glória é o filme perfeito!

1ª Posição – Coach Carter

O filme MVP da nossa lista só poderia ser o que conta com a soma de todos os aspectos de realidade, drama, problemas raciais nos EUA e superação dos 5 anteriores, além de é claro trazer a melhor ação dentro de quadra para o público. Coach Carter é, sem sombra de dúvidas, o melhor filme de basquete de todos os tempos. Contando com uma atuação fenomenal de Samuel L. Jackson, o longa narra a história real de um time de segundo-grau de uma escola localizada em um bairro perigoso da cidade de Richmond na Califórnia. O filme trás uma lição sobre determinação trabalho duro e superação, dentro e fora das quadras. Os fãs de basquete que ainda não assistiram à essa obra-prima devem voar para a locadora e assisti-lo! Melhor ainda, vão direto ao shopping mais próximo e comprem pois esse é o tipo de filme que se deve ter em casa.

Agora sim, com esse presente do NBA 1on1 para vocês, esse período de férias do basquete não vai mais ser tão doloroso! Agora, se vocês me dão licença, falar sobre todos esses filmes me deixou no clima para uma seção-sofá! Como diria o antigo slogan da NBA, I Love This Game!

Jay Ernani.

About these ads
8 Comentários leave one →
  1. 17/08/2010 09:55

    faltou “jogada decisiva” http://www.lnb.blog.br/?p=4457

  2. 22/08/2010 22:35

    faltou pequenos grandes astros

    aff meu se mata
    esse space jam é o maior lixo

    o jordan pula do meio da quadra e fika voando
    sem fala que fizeram issu antes de fazerem a televisão ( nao sei como mas fizeram )

  3. Fábio Torres Link Permanente*
    23/08/2010 10:25

    Kaede, Space Jam é de 1995 e é um filme que muitas pessoas gostam – inclusive eu e o Jay.

    Mesmo assim, anotamos sua sugestão e a do Igor. Quem sabe não rola uma “parte 2″ desse top filmes num futuro próximo…

  4. Gabriel Link Permanente
    09/10/2010 22:51

    cara adoro esse site sempre que prescizo de alguma informação sobre a nba ou a nova temporada 2010-2011 eu venho aqui esse concerteza e o melhor site

  5. 24/12/2010 15:38

    cara ta faltando um montão ai, credo!!!
    Melhor resposta – Escolhida pelo autor da pergunta
    1. Momentos Decisivos – Hoosiers (baseado na história real onde um treinador de passado duvidoso e um ex-astro do basquete, que se tornou o ‘bêbado da cidade’, transformam juntos um time medíocre no campeão estudantil de Indiana em 1954, contrariando todas as expectativas. ótimas interpretações de Gene Hackman e especialmente Dennis Hopper num filme realmente emocionante, indicado a 2 Oscars)

    2. Space Jam, o Jogo do Século (divertida comédia misturando os personagens de Looney Tunes com astros da NBA. na trama, alienígenas querem que Pernalonga e seus amigos se tornem atrações de um parque de diversões em seu planeta, prestes a ser pego, o coelho propõe um jogo de basquete contra o time alien em troca de sua liberdade. para enfrentá-los, convoca Michael Jordan para ajudá-los)

    3. Basquete Blues – Hoop Dreams (um documentário que acompanha a carreira de dois aspirantes a astros da NBA, desde o colégio até os drafts no time de seus sonhos, onde apenas um será aprovado. ao mesmo tempo didático e empolgante, o filme levou 5 anos para ser feito e, apesar de longo, vale um olhada)

    4. Homens Brancos Não Sabem Enterrar (Woody Harrelson e Wesley Snipes são dois malandros, que percorrem as quadras da periferia de Los Angeles dando golpes nos jogadores locais, aproveitando-se do preconceito de que o branco não sabe jogar. divertido)

    5. Coach Carter, Treino para a Vida (Samuel L.Jackson é o dono de uma loja de artigos esportivos que aceita dirigir o time da escola de um bairro pobre, do qual foi astro no passado. como treinador ele adota uma disciplina muito rígida, que inclui o bom desempenho de seus jogadores na escola. um filme edificante e empolgante)

    6. Jogada Decisiva – He Got Game (Denzel Washington está na prsão há 6 anos acusado da morte da esposa. seu filho tornou-se um astro nacional do basquete estudantil e está prestes a ir para uma faculdade de outro estado, quando o próprio governador concede uma suspensão da sua pena, para que ele convença o filho a ficar. uma sátira a cobiça desmedida pelos astros do esporte)

    7. Diário de um Adolescente – The Basketball Diaries (Leonardo DiCaprio – em atuação excepcional – é uma promessa do basquete no time da escola, quando começa a usar drogas para melhorar o desempenho. aos poucos torna-se viciado e destrói sua vida, roubando e se prostituindo para comprar drogas. baseado na história real do escritor Jim Carrol)

    8. Um Gigante de Talento – The Air Up There (Kevin Bacon é um treinador assistente de basquete em busca de uma promoção, que vai à Africa tentar convencer um jogador muito alto a abandonar sua tribo, onde é o príncipe, e jogar basquete nos Estados Unidos. muita confusão num filme de piadas fáceis e bobas)

    9. One on One (Robby Benson é o craque se sua pequena escola, mas quando chega à faculdade como bolsista tem problemas em se adaptar ao jogo quase profissional e à rotina universitária. ajudado por uma bela garota ele vai lutar contra o treinador que quer tirar sua bolsa. típica sessão da tarde de 1977)

    10. Eddie, Ninguém Segura Essa Mulher (o time do NY Knicks está numa fase horível e resolve fazer um concurso para que a torcida aponte o novo treinador. a vencedora acaba sendo Eddie – Whoopi Goldberg -, uma torcedora fanática e desbocada que vai usar táticas pouco convencionais para fazer o time dar a volta por cima. é bobo, é absurdo, mas diverte)

    • Jay Ernani Link Permanente*
      24/12/2010 16:05

      Luiz,

      Primeiramente gostaria de agradecer seu comentário. Em segundo lugar, gostaria de dizer que, diferente do “Top 10 Jogadores de Todos os Tempos” o “Top 5 Filmes de basquete” é extremamente subjetivo. Nos jogadores, nós estamos usando estatísticas, títulos, legado etc na definição de quem foi melhor, em filmes fica muito ao gosto do “freguês”, como diz o ditado popular.

      Nós já estamos planejando fazer um Top 10 filmes de basquete, pois, graças em parte a comentários como os seus,
      tivemos contato com muitos filmes – bons e ruins – e já temos boas surpresas para a continuação desse artigo que tem sido um sucesso entre os fãs do NBA1on1. A sua lista mesmo está com faltas importantes como “Above the Rim”, “Blue Chips” e “Sunset Park”.

      O interessante dos artigos Top 10, seja filmes, músicas, livros, jogadores etc é a polêmica que gera e a participação de vocês leitores elogiando, criticando, comentando e participando conosco. É pela participação de vocês que o NBA1on1 evolui e cresce, trazendo sempre o melhor conteúdo do melhor basquete do mundo para o público brasileiro.

      Jay Ernani

      NBA1on1, onde o melhor basquete do mundo acontece!

  6. jean rodrix Link Permanente
    24/04/2011 14:18

    Acho que tá faltando filmes aqui…HOMENS BRANCOS NÃO SABEM ENTERRAR……abraço!!!

Trackbacks

  1. Tweets that mention Top 5 Filmes de Basquete de Todos os Tempos « NBA 1 on 1 -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: