Skip to content

O Oeste ainda vive!

04/08/2010

Depois de tantas contratações de renome pelos times da Leste (mais notoriamente LeBron James e Chris Bosh assinando com o Miami Heat), muitos já falam que a balança de poder já mudou, pendendo mais para a costa oriental da NBA, encabeçada pelo Heat, Boston Celtics, Orlando Magic e Chicago Bulls. No entanto, eu falo que não. Como descontar uma conferência que abriga o atual bicampeão e craques do quilate de Tim Duncan, Dirk Nowitzki, Chris Paul, Pau Gasol, Kevin Durant, Yao Ming, Carmelo Anthony e, é claro, o melhor jogador da NBA, Kobe Bryant?

É fácil. Nos últimos anos, os jogadores mais marketáveis da NBA estiveram na costa Leste. Bron-Bron e Wade são jogadores sensacionais, mas que pouco fizeram em suas carreiras até agora, quase sempre esbarrando nos bons times de Boston e Orlando. Aí, nesta temporada, vemos a formação de um novo Super Trio (James, Bosh e Wade em Miami), uma nova dupla Batman e Robin em Chicago (Derrick Rose e Carlos Boozer), a manutenção de um vice-campeão reforçado das Torres O’Neal, o New York Knicks e seu messias Amar’e Stoudemire… A lista é longa, mas é o outro lado?

Falem o que quiser, ele ainda manda na NBA

Na conferência Oeste nós vimos o atual bicampeão Los Angeles Lakers – tido já como o melhor time da NBA – melhorar, assinando Steve Blake, Matt Barnes, Theo Ratliff e draftando os bons meninos Derrick Caracter e Devin Ebanks. O San Antonio Spurs finalmente assinou o brasileiro Tiago Splitter, uma melhora considerável em relação a outros “pivôs” que passaram pela cidade. O Dallas Mavericks, apesar de ter desapontado ano passado, conseguiu melhorar sua posição de pivô, subtraindo Erick Dampier e adicionando Tyson Chandler, Ian Mahinmi e Alexis Ajinca – além de reassinar Dirk Nowitzki e Brendan Haywood. O Oklahoma City Thunder, apesar de não ter adicionado grandes peças, conta com a maturidade crescente de Kevin Durant, Russell Westbrook, Jeff Green e Serge Ibaka. Isso sem falar nos sempre perigosos Houston Rockets, Phoenix Suns, New Orleans Hornets (que terá Chris Paul inteiro novamente), Portland Trail Blazers e Memphis Grizzlies.

Nem todos os times melhoraram na Oeste, no entanto. O Utah Jazz trouxe Al Jefferson para substituir Boozer, mas perderam Kyle Korver e Wesley Matthews, apostando em Raja Bell, um jogador que vem de uma grave lesão que o fez perder praticamente toda a temporada. O Minnesota Timberwolves virou uma lambança que só sob a batuta de David Kahn, draftando e adquirindo armadores e alas a torto e a direito. O Golden State Warriors, por sua vez, é uma incógnita, tendo mudado de donos e com a contratação de David Lee. Além de tudo isto, ainda temos os chamados “upstarts” da Califórnia, o Sacramento Kings, já tido por alguns como o “Thunder do Mal” por ter os jovens (mas um pouco problemáticos) talentos Tyreke Evans, DeMarcus Cousins, Jason Thompson, etc.

De elencarmos os 15 times da Oeste e compararmos com os da Leste, veremos uma maior quantidade de talentos, onde até mesmo os times mais fracassados (oi, Clippers, tou olhando para vocês) possuem bons jogadores como Blake Griffin, DeAndre Jordan e Chris Kaman. Além disso, basta olharmos para os últimos campeões desde 1999 (o primeiro ano sem Michael Jordan na liga): são 12 campeões, sendo destes NOVE vieram da Conferência Oeste – apenas Detroit-2004, Miami-2006 e Boston-2008 quebraram a sina. Por isso, tudo nos leva a crer que, barrando algo inesperado, ainda vamos ver esta cena se repetindo, seja com o Lakers ou não:

Fábio “B.I.G.” Torres

2 Comentários leave one →
  1. Kandalski permalink
    05/08/2010 14:01

    Boa Basílio, isso ae! Oeste FTW! Por mais que o Houston esteja a msm porcaria de sempre, Kobe vai ensinar pra Wade e seus paga paus, como que se joga basquete!

    Ahhh, o queimador, vem buscar sua tabela logo!!!! uhaeuheaaehuaeuhaeuhae
    cadelona!

    Abralho!

  2. Saulo permalink
    08/08/2010 22:29

    Velhooo.. vc pirou qdo falou do Wolves!!! hahah.. na boa, vcs nao tão enchergando o Big Picture.. O Kahn draftou e pegou alas e armadores de monte msmo, mas veja só o elenco como ta agora.. O Rubio acabou ficando na europa entao precisavamos de mais alguem (acho q a cagada foi pegar o Flynn e nao o Curry que ficaria melhor ainda do ladod o Rubio.. mas beleza) tem o Flynn que é bom, apesar de n tar se encaixando tmo no triangulo, ele tem mto potencial ainda. O Ridnour será titular, já que o flynn fica fora até dezembro.. e ele é ótimo e ta vindod a melhor temporada dele e surpreendera mto! e o Telfair é um backup solido… Agora aos alas.. Estavamos sem e agora temos Brewer, Johnson, Webster, Ellington, Tolliver e claro o Michael Beasley.. convenhamos, todos são meio hibridos, mas porra.. Vc tem mta versatilidade num time assim.. Johnson e Beasley de titular.. Ellington sendo o unico SG de verdade, dae brewer e webster encaixando ali no 2-3 e tolliver como SF provou que tem condições de jogar.. Todos jovens, todos com mta upside e talento.. Mas enfim, queria te encher o saco só! hahaha mando bem!! e concordo que o West ainda é o melhor!!! FTW!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: