Skip to content

Carmelo e Iverson, ex-companheiros em novas casas.

21/08/2010

Os antigos companheiros de time em Denver, Carmelo Anthony e Allen Iverson, podem estar vestindo novos uniformes no início da temporada 2010-2011 da NBA.

Fontes próximas a Anthony, que está em seu último ano de contrato,  afirmam que o ala está pressionando a equipe do Colorado a trocá-lo para um time com chances reais de título, ou para o New York Knicks. A aparente insatisfação de Melo advém dos repetidos fracassos precoces dos Nuggets nos Playoffs – exceto por 08-09 quando a equipe perdeu para os Campeões Lakers nas Finais de Conferência – e também do envelhecimento dos principais jogadores da equipe – Chauncey Billups e Kenyon Martin – o que indicaria um desempenho cada vez mais longe do necessário para concorrer com os grandes do Oeste.

De acordo com os analistas da NBA e fontes próximas à situação, o destino preferido do atleta seria sua cidade natal, New York. Apesar dos times da Big Apple não serem exatamente candidatos ao título, Carmelo com certeza seria um ótimo passo nessa direção.

Nos Knicks ele já teria um amigo próximo no time, o All-Star Amar’e Stoudemire, jogaria em sua arena preferida o ano todo, o Madison Square Garden, estaria no ataque do treinador Mike D’Antoni, um esquema ofensivo perfeito para suas habilidades, e ainda teria a possibilidade de ter o seu próprio Big 3 com a possível vinda de Chris Paul ou Tony Parker para o time.

Já os Nets são atraentes ao superstar pela juventude e potencial de suas estrelas – Devin Harris e Brook Lopez – pelo seu dono bilionário, o russo Mikhail Prokhorov, e por sua eminente mudança para o Brooklyn, local de nascença de Carmelo, onde está sendo construída a arena de basquete mais cara do mundo.

Este é o projeto da nova arena do Brooklyn, local perfeito para o local Carmelo brilhar.

Este é o projeto da nova arena do Brooklyn, local perfeito para o local Carmelo brilhar.

As outras possíveis novas casas para Melo seriam as fortes equipes de Orlando ou Chicago. O Magic já tem o melhor pivô da liga, Dwight Howard, somado a um forte e amplo plantel. Já os Bulls, além de ter o time o qual se encaixaria melhor ao jogo de Carmelo, ainda tem provavelmente o pacote mais atraente para o Nuggets receber em troca de sua estrela com Luol Deng, Taj Gibson, James Johson e escolhas de draft. A favor de Chicago ainda existe a vantagem de que, ao contrário dos Knicks, os Bulls já teriam um Big 3 com a chegada de Anthony somado aos All-Stars Derrick Rose e Carlos Boozer.

Onde quer que Melo vá, a equipe que adquirir os talentos do ala com certeza não se arrependerá. Pena não podermos dizer o mesmo do time que contratar seu ex-companheiro de Denver…

Allen Iverson, ex-MVP da NBA, várias vezes cestinha da liga, face da NBA nos anos pós-Jordan e possivelmente o melhor “baixinho” da história do basquete será contratado por um time da NBA para jogar a temporada 2010-2011. Não restam dúvidas quanto a isto. Resta sim saber se ele vai contribuir de forma positiva ou negativa para sua nova equipe.

AI nunca foi um jogador fácil de se lidar, desde seus anos de segundo-grau até seu auge e declínio na NBA. O problema é que a idade não tem ajudado o craque neste sentido, como pudemos acompanhar em suas passagens desastrosas pelo Detroit Pistons e pelo Memphis Grizzlies. Daí dos 30 times da NBA, apenas 4 ou 5 terem real chance em contratar o antigo MVP.

Não há dúvida em minha mente de que Iverson pode ajudar, e muito, algum time da liga, contudo, as circunstâncias certas precisam estar presentes para que isso aconteça. O time que contratar o jogador irá fazer um bom negócio caso conte com ao menos 3 dos 4 fatores abaixo:

  • Treinador forte e experiente
  • Jogadores experientes capazes de absorver as turbulências causadas pelo cestinha
  • Uma estrela/líder forte e bem definido no time que ajude a  controlar o armador, dentro de quadra e no vestiário
  • Um elenco que seja ou forte o bastante para que fique claro até para Iverson que ele deva ser reserva ou com um buraco em uma das posições de armador para que ele seja o titular absoluto

Como nenhum dos 30 times da liga conta com todas essas características, vamos analisar os 5 candidatos mais próximos da resposta ideal para o The Answer.

O primeiro candidato é o New York Knicks. A equipe do Garden tem em seu favor o grande buraco na posição de ala-armador, tem um treinador forte em Mike D’Antoni e um sistema ofensivo que daria quantos arremessos AI desejasse. O que não faz desse um negócio fechado é a falta de jogadores experientes no elenco e uma estrela e líder não consolidados em Amar’e Stoudemire.

O segundo colocado na corrida por Iverson é o Charlotte Bobcats. Com Larry Brown no comando não poderia ter um técnico mais adequado para a situação. Brown foi quem treinou  Philadelphia Sixers de Iverson às Finais da NBA em 2001. Brown é também o técnico que levou os Bobcats para sua primeira viagem aos Playoffs da NBA na temporada passada. AI poderia ser titular em Charlotte sem problemas e o elenco da equipe tem bagagem para correr o risco. O problema está na estrela do time, Stephen Jackson, quem não é conhecido como líder mais responsável e sereno da história da NBA.

Em terceiro na lista vem o time do Miami Heat. A equipe é extremamente experiente e com Wade, LeBron e Bosh no vestiário, até Iverson entenderia quem manda no pedaço. Miami ainda tem um grande buraco na posição de armador e AI não teria problemas em preenche-lo. Pontos negativos para esse casamento são a instabilidade que as chegadas de tantos novos jogadores à equipe (10) podem causar ao vestiário e a falta de um treinador experiente, pelo menos enquanto Pat Riley não assumir de vez o time.

Correndo por fora nós temos o New Jersey/Newark Nets. Ainda 2 anos longe da tão esperada mudança para o Brooklyn e sem nenhuma grande estrela no elenco, os Nets e seu dono bilionário não fariam mal negócio em adquirir um antigo MVP da NBA. Os problemas para o Nets estariam no extremamente jovem e inexperiente elenco, na falta de um líder no vestiário e no temperamento do experiente, porém intenso treinador Avery Johnson.

Por fim, meu palpite pessoal fica sendo o Boston Celtics. Me chamem de maluco mas eu creio que o melhor cenário para uma aterrissagem suave para Allen Iverson é o time de Boston. Os Celtics contam com um treinador forte em Doc Rivers, com jogadores experientes e estáveis em Paul Pierce, Ray Allen e Kevin Garnett, com mais de um líder em Pierce e KG e com talento de sobra para que até Iverson entenda que seu papel seria como cestinha vindo do banco para acender o ataque em momentos do jogo. O time de Doc Rivers já demonstrou força como elenco em absorver bem “jogadores-problema” no passado, como Stephon Marbury em 2008,  Rasheed Wallace em 2009 e  Shaquile O’Neal neste ano. Ainda em favor de Boston está a melhor chance possível para Allen Iverson fechar sua gloriosa carreira com a maior de todas as glórias, um título da NBA.

Seja onde for que Carmelo Anthony e Allen Iverson aterrissem uma coisa é certa: eles causarão impacto!

Jay Ernani

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: