Skip to content

Preview 2010-2011: Boston Celtics

26/09/2010

A bola da vez na série Previews 2010-2011 é o vice-campeão da NBA, Boston Celtics.

Titulares: Rajon Rondo, Ray Allen, Paul Pierce, Kevin Garnett, Kendrick Perkins

Reservas: Nate Robinson, Delonte West, Marquis Daniels, Glen Davis, Jermaine O’Neal, Shaquille O’Neal, Von Wafer

Técnico: Doc Rivers

Última temporada: Vice-campeão da NBA, derrotado pelo Los Angeles Lakers nas Finais.

Previsão: Finais da NBA

Os vice-campeões da NBA podem estar um ano mais velhos, mas isso não faz deles um time menos perigoso, muito pelo contrário. Não, eles não terão a melhor campanha na temporada regular, mas com a qualidade e experiência de 4 futuros membros do Hall da Fama – Pierce, KG, Allen e Shaq – e a juventude e velocidade de Rondo, o Boston Celtics será extremamente perigoso nos Playoffs. Não é por menos que o Celtics agarrou o 1° lugar na Conferência Leste nos Power Rankings de Pré-Temporada do NBA 1on1.

O Calcanhar de Aquiles do Boston Celtics na temporada passada foi a falta de homens de garrafão. Sim, eles tinham Perkins, Garnett, Rasheed Wallace e Big Baby Davis, entretanto, com as lesões de Perk e Wallace durante as Finais da NBA, a rotação do Celtics ficou rasa com apenas KG e Davis como homens de garrafão de qualidade, machucando muito as chances de Boston sagrar-se campeão diante do Lakers no Jogo 7 das Finais. Este problema está mais do que resolvido com as importantes adições de Shaq e Jermaine, as Torres O’Neal. Mesmo levando em conta a lesão que Perk sofreu no Jogo 6 das Finais na temporada passada – a qual lhe fará perder grande parte da Temporada Regular da NBA – o Celtics permanece muito forte no garrafão. A saúde dos joelhos de KG, a qual deverá apresentar melhoras após um ano de distância de sua última cirurgia , e a evolução natural de Davis já seriam ótimos reforços para se esperar um Boston mais forte em 2010-2011. A vinda das Torres O’Neal – apesar de ambos estarem longe do auge de suas carreiras, ainda são grandes pivôs com um arsenal ofensivo invejável – complementa muito bem a rotação do Celtics.

A melhora em Boston não para no garrafão. O banco do Celtics, o qual deixou o time na mão em algumas oportunidades no último ano, está mais do que preparado para ajudar o time de Massachusetts a lutar por mais um título da NBA. Além de manter Nate Robinson, quem venceu praticamente sozinho o Jogo 6 das Finais de Conferência contra o Magic, o Celtics ainda contratou Delonte West e Von Wafer, ambos bons arremessadores e velozes jogadores, com ótimo aproveitamento em jogadas de contra-ataque.

Rondo e Rose, apesar de jovens, já são tidos como 2 dos melhores armadores da NBA, se não Os melhores.

Rondo e Rose, apesar de jovens, já são tidos como 2 dos melhores armadores da NBA, se não Os melhores.

Como se não bastasse tudo isso em favor de Boston, os vice-campeões da NBA ainda tem mais uma fonte de melhora rápida e constante: Rajon Rondo. O incrivelmente veloz Rondo é um verdadeiro armador e um excelente defensor. A nova estrela do Celtics liderou a NBA em roubos de bola e foi o quarto em assistências na temporada de 2009-2010. O incrível é que Rondo ainda está evoluindo! Espera-se que, além de ser um dos melhores ladrões de bola da liga e ter um dos melhores passes e uma das mais aguçadas visões de jogo da NBA, Rondo ainda pode se tornar um dos melhores cestinhas da liga. Mortal em sua infiltração, Rondo tem desenvolvido consistência em seu arremesso de média distância. Quando este garoto começar a chutar de 3, ele será oficialmente imparável.

Um último problema o qual atormentou Boston na última temporada – a dificuldade em marcar pontos na meia-quadra por longos períodos de tempo – também foi resolvido com as melhoras no elenco. Os arremessos certeiros de Delonte West e Von Wafer serão de grande valia, mas é o arsenal ofensivo de Shaq que sanará essa deficiência do Celtics. Apesar de não ser o mesmo dos títulos em Los Angeles e Miami, O’Neal ainda sim é o mais próximo que se tem de um pivô imparável dentro do garrafão. Some isso ao fato de que, dentro da ótima linha de pivôs em Boston, o Diesel terá sua média de minutos por jogo limitada, e você tem uma arma ofensiva sempre pronta para produzir pontos fáceis quando preciso.

Quando você adiciona tanto a um elenco que nos últimos 3 anos foi a duas Finais da NBA e venceu uma delas (2008) não há como trio ou time algum tirar o favoritismo de Boston. O Celtics é sim favorito ao título da Conferência Leste e só não toma o favoritismo ao título da NBA dos atuais campeões, Los Angeles Lakers, porque esses também fizeram adições invejáveis nesta off-season. Eu finalizo com uma máxima que serve tanto para o Celtics quanto para o Lakers – a qual deve ficar de aviso àqueles que pensam que o Trio de Miami já ganhou: “Nunca subestime o coração de um campeão!”

Jay Ernani.

3 Comentários leave one →
  1. 24/10/2010 06:56

    Os boston são os melhores,ñ será o tal trio dos miami ou o actual lider da nba que irá consiguir travar o meus manos boston que difinitivamente são os melhores dos melhores. Vamos agarrar está temporada com unhas e dentes .fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Trackbacks

  1. Previews para a temporada 2010-2011 « NBA 1 on 1
  2. Tweets that mention Preview 2010-2011: Boston Celtics « NBA 1 on 1 -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: